terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Don't cry for me, Argentina!


Diálogo de mãe e filho num ponto qualquer do bairro do Leblon, Rio de Janeiro:
- Filho, o que você quer ser quando crescer?
- Político mamãe!
- Mas pra isso tem que estudar muito - responde a mãe.
- Pra que mamãe? - indaga o filho.
- Não pense que todo mundo pode ser um Lula na vida! Tem que estudar sim senhor! - replica a progenitora.
- Mas mãe, não quero ser presidente, pra mim vereador pra ficar dando nome de rua e prefeito pra botar as placas já tá bom demais!
- Mesmo assim tem que estudar filho! Tem que saber bastante história, por exemplo, pra poder nomear as ruas e avenidas com personagens relevantes. - responde a mãe com ar de vencedora do debate.
- Mãe, San Martin foi presidente da Argentina?
- Não filho, por quê?
- Nada não mãe... - responde o filho rindo por dentro e olhando pra placa acima.

Morra Niemeyer!


Prezado Niemeyer,

Você que tanto fez pela humanidade, palácios, bibliotecas, igrejas, museus aos montes, fez até a sede na ONU em Nova Iorque, poderia fazer um último favor aos brasileiros: Morra!

Admiro a sua trajetória, mas ninguém precisa viver mais de 100 anos. Até relevaria caso sua existência fosse benéfica, mas não é. Toda vez que você desenha algo com a sua mão trêmula e seus traços infantis, algum político acha que é a obra mais genial da arquitetura e gasta absurdos do dinheiro público pra construir suas bizarrices de concreto.

Não que políticos entendam de obra de arte. Eles simplesmente enxergam os seus desenhos no papel higiênico feitos em momentos de reflexão sanitária como mais uma maneira de desviar recursos públicos. Comecei a pensar nos benefícios de sua morte quando o então governador Joaquim Roriz prometeu concretizar alguns de seus desenhos na Esplanada dos Ministérios. Em troca, você fez propaganda política para o governador.

Chega de concretos, chega de monumentos suntuosos, chega de igrejas (aliás, como comunista e ateu declarado, você nem deveria se prestar a tal papelão eclesiástico), chega de dinheiro público! Você já transformou uma cidade jovem como Brasília em seu museu particular, que apesar de nova, tudo cheira a velho. Acredito piamente que um dos motivos do alto índice de suicídio em Brasília é incentivado pela sua arquitetura fria e sem janelas.

Mude-se para Cuba e morra tranqüilo, sem mandar nenhum desenho bizarro para nossos políticos. Aliás, em Cuba, acabaram de inaugurar um monumento de 9,5 toneladas que você criou, representando a luta contra o monstro do imperialismo (imagem). Lindo! O meu sobrinho que está por nascer não faria melhor!

Seus prédios não funcionam, não tem utilidade e são caros demais. De acordo com especialistas, suas bizarrices são assinadas com preço 30% acima do mercado. Esta semana a revista “Isto É” publicou uma reportagem com o título: “O Niemeyer que deu Errado”. Sobre o Museu Nacional construído por Roriz, o jornal “New York Times” concluiu: “É uma desonra para um país como o Brasil e desconfortável para a arte”. De acordo com o professor de arquitetura da UnB, Frederico Flósculo: “A biblioteca e o museu são fabulosamente ruins. O museu parece mais uma colina de material de construção, tudo por dentro e por fora é malfeito. A biblioteca é caso de Procon”.

Está vendo Niemeyer! Já não sou voz que clama no deserto. Quem gosta de seus desenhos são os políticos que desviam recursos. Tenho notícias que o senhor irá projetar um teatro, uma casa multimídia e a nova sede da embaixada do Brasil em Cuba. Por favor Niemeyer, morra e não deixe nenhum rabisco de herança. Você já fez o suficiente, agora morra! Ou mude-se pra Cuba, que daria no mesmo.

Pelo fim da hipocrisia: maconha vendida em máquina automática


Saiu no Correio Brasiliense que a Califórnia começou nesta semana a comercializar maconha para fins medicinais e sob prescrição. Na porta de um dos locais de venda, em Los Angeles, um aviso: "A cannabis medicinal pode ser usada para o tratamento e a cura das seguintes doenças: câncer, enxaqueca, ansiedade, epilepsia, distúrbios alimentares, dor crônica, menopausa, diabetes, aids, lúpus, asma, artrite, insônia, náuseas e depressão".


A Califórnia tornou-se hoje o primeiro estado de lá a vender maconha por meio de duas máquinas semelhantes às de refrigerantes. Apesar de o comércio se restringir a pacientes com prescrição médica e obedecer à Proposição 215 — lei estadual aprovada em 1996 — , o consumo da erva é proibido pelo Ato de Substâncias Controladas de 1970, do governo federal. Um rígido esquema de segurança vai preceder o acesso à droga. Guardas vigiarão o uso da máquina, e o paciente terá de apresentar a receita médica nos pontos de venda. Caso o documento seja aceito, funcionários tirarão as impressões digitais do comprador. O pagamento será feito com cartão de crédito pré-pago, que reunirá informações sobre a dosagem (3,5g ou 7g por semana) e o tipo da erva. Depois, o consumidor só precisará ir até a máquina, inserir o cartão e retirar a maconha embalada a vácuo.


Este parece se configurar como um primeiro passo importante na luta contra a hipocrisia. Historicamente, os Estados dopam sua população. Foi assim com o ópio e ainda é com o álcool e com o tabaco. Substâncias como a cannabis deveriam ter sua comercialização revista pelas autoridades. Como um país colonizado que somos, em breve a novidade deve chegar por aqui. O assunto é polêmico, mas que atire a primeira pedra aquele que ler este post com a latinha de cerveja sobre a mesa e o cigarrinho na mão.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Os melhores Prefeitos do Brasil


Seguindo a lógica de que "Prefeito bom é Prefeito morto", segue encimado a lista dos 11 melhores prefeitos do país e que foram assassinados nos últimos 3 anos.


Honra ao mérito ao prefeito de Monte Alto (SP), Gilberto Morgado (PT), que virou caldo de mocotó em 9 de junho de 2006 após cair do 23º andar de um flat em São Paulo. Há suspeitas de que ele pode ter sido empurrado. Também merece menção honrosa o prefeito de Capim Branco (MG), Francisco Enéas Xavier (PR), que em abril de 2005, foi encontrado morto com a marca de um tiro no peito. De acordo com as investigações, Xavier teria cometido suicídio. Se a tese do suicídio for real, diria que ele fez justiça com as próprias mãos.

Os Guerrilheiros do Planalto deixam os votos desejosos para que esta lista seja engordada com mais nomes de excelências.


Estamos bem representados

Na imagem encimada está o Ranking das notícias mais acessadas pelos internautas brasileiros em dois sites de notícias (G1 e Folha de São Paulo).

Notícias sensacionalistas, mulheres nuas, fofocas, futebol e, quem diria, até mesmo uma noticia de economia sobre investimentos estrangeiros (5º mais acessado da FSP), estão listados como as notícias mais acessadas.

O nosso interesse por política continua a ser tão patético quanto nossos políticos.

13 a menos?


Um grupo de 12 deputados federais e um senador brasileiros está preso na Antártida desde sexta-feira, quando devia retornar para a América do Sul. O mau tempo impede o pouso do Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) que deveria transportá-los da base chilena Eduardo Frei até Punta Arenas, no sul do Chile.


A mãe natureza de vez em quando até dá uma forcinha. Fica o registro e a torcida para que eles não voltem.

Os Bancos e o Povo


"A morte de qualquer imposto, em qualquer lugar do mundo é uma boa notícia econômica, mas em um país como o Brasil é apenas um pouco menos impressionante do que foi a queda do Muro de Berlim para o leste europeu" - The Wall Street Journal (hoje).


O Wall Street está errado. O percentual de pessoas que sabe o que significa a queda do muro de Berlim no Brasil é inversamente proporcional ao daqueles que sentirão a morte de mais um de tantos impostos que compõe a nossa pesada carga tributária.


Enquanto isso, mais um Banco (Bradesco) anuncia crescimento recorde de 58,5% em 2007, com lucro de R$ 8,010 bilhões. E a Febraban faz lobby para que não aumente a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSSL ) das instituições financeiras para 15%.


Aumento de impostos para os Bancos, fim de imposto para a população. Se eu não conhecesse meu país, diria que está tudo certo. Bem sabemos quem paga a conta no final (sem direito a saídeira!!)

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Continuem Cuspindo!


Segue ipsis literis um dos comentários que recebemos sobre o post abaixo ("Cuspam Neles!):


"nao sei quem vc é nem como caí no seu blog. mas nao resisto a comentar que esse texto é uma das piores coisas que li em minha vida. meu amigo, renove-se. esse tipo de raciocínio exposto no post expressa a esquerda mais retrógda, preconceituosa e ignorante possível. e vc ainda termina por incitar a violência".


Teceremos alguns comentários:


1) "nao sei quem vc é". Em primeiro lugar eu não preciso ser alguém para manifestar minha opinião. Não preciso ter sobrenome nem ser filho de algum figurão. Não estou acostumado com as diatribes usuais da cultura do "Você sabe com quem está falando!?", parafraseando o antropólogo Roberto DaMatta, assim como o resto da playboyzada brasiliense que usa desses subterfúgios como muleta para a falta de responsabilidade e visão social para com o mundo;


2) "mas nao resisto a comentar que esse texto é uma das piores coisas que li em minha vida". Se essa foi uma das piores coisas que você leu na sua vida, você precisa ler mais. Torcedores do Legião costumam, de vez em nunca, entrar em livrarias. Quando entram, ajudam a alavancar as vendas de "O monge e o executivo" - de James Hunter, ou "Pai Rico, Pai Pobre" - de R. Kiyosaki e Sharon Lechster. Garanto que estas leituras podem te ajudar a ter um pouco mais de base literária para diferenciar o que é realmente ruim do resto;


3) "meu amigo, renove-se". Você precisou de poucas linhas pra mostrar que não possui capacidade mínima para ser "meu amigo". Infere-se nesta a capacidade o conhecimento de conceitos banais, como o raciocínio lógico e a autonomia de pensamento, sem repetir o senso comum elitista que somente contribui para a reprodução das desigualdades sociais;


4) "...raciocínio exposto no post expressa a esquerda mais retrógda, preconceituosa e ignorante possível". Não entendo como uma pessoa que escreve "retrógda"pode chamar alguém de ignorante. Além disso, sugiro que você leia um bom livro de introdução à Ciência Política, como "Política: Quem Manda, por que Manda, Como Manda" - de João Ubaldo Ribeiro em co-autoria com (a tucana) Lúcia Hippólito. Lá, você aprenderá conceitos como "esquerda" e "direita";


5) "e vc ainda termina por incitar a violência". Cuspir não pode ser considerado violência quando é uma reação a 500 anos de estupros, miserabilidade social, extermínio físico e cultural promovido por pessoas que se alinham a um pensamento desprovido de senso crítico, autonomia e consciência social, como mostrou ser o seu e o do resto da playboyzada de Brasília e do Legião Futebol Clube, acostumados a chutar mendigos e a queimar índios. A sua consciência social não deve ir além da "Turma do debaixo do bloco".


Os Guerrilheiros do Planalto gostariam de manifestar que todas as declarações (inclusive as débeis de argumentação) são bem-vindas.


Escapista e Sniper

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Cuspam Neles!







2001 teve alguns fatos marcantes. 1) Iniciou-se o milênio 2) Bin Laden mandou enfiar dois aviões no World Trade Center; 3) O futebol começou a acabar.

Sim, o esporte bretão, ópio das massas e passatempo principal do brasileiro começou a acabar. O evento que marca este fim, não poderia ser diferente, iniciou-se em Brasília. Fundou-se o lastimável Legião Futebol Clube.

Legião está na primeira divisão do campeonato brasiliense e é inspirado na banda Legião Urbana. Não sei nem se o Renato Russo entendia de futebol, acho que ele gostava mesmo era de vôlei ou ginástica olímpica. Independentemente disto, o pior do Legião não vem do time, mas sim da arquibancada. O pior do Legião é a sua torcida.

Engomados, de óculos Ray Ban e camisas engomadas acostumados com o jeito VIP de ser de Brasília. No site do clube, o Legião, antes de se colocar como um time, se apresenta como uma “marca”de respeito. Isso mesmo, uma marca pra poder se diferenciar do resto, da ralé, da escória da pobreza. Assim como eles fazem com os carros e roupas.

Ainda no site do clube, o Legião promete resgatar “o prazer de se ir ao estádio, com o mesmo conforto e segurança que se vai ao teatro”. Um torcedor comum, ralé, não tem dinheiro pra pagar 80 reais pra ir a um teatro (40 reais a meia – para estudantes- , mas o torcedor normal também não tem dinheiro pra estudar, e se tivesse, também não teria os 40 reais). Vou copiar e colar o texto do site para dar uma noção do absurdo:

“Os torcedores são recepcionados com sinalização na área externa do estádio, loja de produtos oficiais e venda de ingressos, túnel inflável personalizado para entrada do público, bar/lounge temático, cadeiras com protetores higiênicos personalizados, serviço de manobrista opcional, segurança, serviço de som ambiente para informações, sorteios e música nos intervalos, limpeza contínua dos banheiros, e muita segurança em um ambiente familiar”.

O túnel inflável e cadeiras com protetores higiênicos nos dá uma noção perfeita do contato que os almofadinhas do Legião se permitem com o povo. Porém, o site pondera que tudo isso pode ser conseguido por um preço ao alcance de todos: R$ 540,00 e você já pode ser um "torcedor diamante". Porém, para os menos VIPS, existem as opções "torcedor ouro" e "torcedor bronze".

Em defesa do futebol, para que ele nunca perca sua essência, a única reação pacífica e imaginável possível que um ser humano que se preze deve ter ao encontrar com alguém vestindo a camisa Pólo do time do Legião é uma cusparada. Tirem o escarro do fundo da alma dos espíritos tuberculosos e cuspam na camisa do engomadinho. Isto é, se o túnel inflável personalizado deixar...

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Ouro de Tolo


Deixe eu revelar um segredo que você não vai encontrar no livro "O Segredo": Você é um grandessíssimo idiota, ridículo, limitado e só usa dez por cento de sua cabeça animal.


Tá, isso não é segredo pra ninguém. Raul Seixas disse isso a mais de duas décadas. Como humanos, todos nós somos limitados e idiotas. Quando morrermos, todos viraremos cocô . Se você aceita isso, é um grande passo pra ser menos idiota que os outros. O resto dos idiotas se recusam a aceitar que a nossa existência é totalmente dispensável para o Universo e gastam tempo e dinheiro com baboseiras esotéricas e religiosas. Acredite de uma vez por todas: Você não é especial! Você é um bosta! Todos nós somos! Como diria Marcelo Gleiser:


"O sucesso do esoterismo pseudocientífico é reflexo da difícil condição humana, da dificuldade de sempre aceitar que somos seres limitados, com vidas finitas, num Universo que nada liga para nossa existência. E que temos de assumir a responsabilidade pelas nossas escolhas".


Agora jogue o seu livro "O Segredo" no lixo.

Movimento "Foda-se Madeleine!"





A estória é curta e rápida: Era uma vez um casal de idiotas que tinham uma filha branca e com cara angelical. O casal se entorpeceu, ficaram doidões, mataram a menina e fritaram o corpo. Ponto final.

Mas a imprensa precisa vender. A história de Madeleine, o chaveiro da Madeleine, a boneca de brinquedo inspirada em Madeleine, o vídeo pornográfico de Madeleine...pois eu digo: Foda-se Madeleine!

Nada contra a pirralha, e sim com a indústria sensacionalista e alienante que orbita nesta menina. Enquanto isso, a imprensa não publica nenhuma notícia sobre as centenas de desaparecidos negros, pobres e marginalizados. O jornal britânico “The People” até encomendou uma foto projetando a aparência de Madeleine nos dias de hoje. Gastaram dinheiro à toa. Eu faria isso de graça. A aparência dela está logo acima. Foda-se Madeleine!