quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Gripe Suína e o Planeta dos Macacos


Ok. Estou um pouco atrasado. A OMS já anunciou que não vai mais chamar de Gripe Suína a Gripe Suína. Devemos agora chamá-la de H1N1 influenza A. Que chato. Eu preferia Gripe Suína, ainda mais depois de saber que a OMS ordenou o rebatismo quando a indústria agropecuária e a agência da ONU para alimentação manifestaram preocupação de que o termo "gripe suína" estivesse desorientando consumidores e causando uma matança desnecessária de porcos em alguns países. Coitados dos porcos. Não adianta o Discovery fazer programas mostrando como eles são inteligentes e como dariam melhores animais de estimação do que os cachorros. Sobra sempre pra eles. Nem nos romances eles são poupados, que o diga George Orwell.



Quem deve ter ficado feliz com a nova "pandemia", além da imprensa sensacionalista de inspiração estadunidense, como a nossa, foi a indústria farmacêutica. Ontem mesmo, no Jornal Nacional, apelou-se para que a população parasse de se medicar por conta própria devido à gripe H1N1 influenza A. Não existia, até ali, nenhum caso registrado na América do Sul inteira (hoje é que apareceu a primeira suspeita, pelas bandas de alguma montanha peruana). Mesmo assim, acabaram com o estoque de anti-gripais no Rio de Janeiro. Com relação aos porcos, mais uma vez o Jornal Nacional se calou.


Muito bem. Cada um que arrume seu jeito de sair da crise, ou de fechar de vez com as fronteiras mexicanas, especialmente as do norte. No final, não passa de mais uma história de porcos e de chiqueiros, de grandes interesses financeiros, de supérfulos motivos para segregar... Estas sim, verdadeiras "pandemias" que o homem não se cansa de produzir, e que a humanidade não se cansa de enfrentar...

Nenhum comentário: