sábado, 13 de outubro de 2007

Dinheiro é sagrado


O GDF paga mensalmente R$ 1,1 milhão para a congregação religiosa católica Amigonianos administrar o Ciago (antiga Febem e similares). Lá estão internados 144 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. A pressão para que os religiosos deixassem a Granja das Oliveiras começou em setembro, quando acabou o convênio com o GDF. Desde então, os funcionários começaram a cumprir aviso prévio e os internos e familiares passaram a temer que os religiosos fossem substituídos por policiais.
Na semana passada, o GDF recebeu uma recomendação do Tribunal de Contas para que não renovasse o convênio entre os Amigonianos e o poder público. As queixas do TCDF eram em relação às contrapartidas previstas no contrato. Mas como o MPDF e o Juizado da Infância e Juventude avaliam que a congregação faz um bom trabalho, o governo Arruda decidiu prolongar o convênio, provisoriamente, por pelo menos três meses, até que um novo contrato seja assinado.

Vale recordar que o frei desta congregação Ramon Aroyave Giraldo teve que se afastar do comando da Granja das Oliveiras devido ao seu suposto envolvimento com o tráfico de drogas (falei sobre isso no post "A benevolência dos enviados...").

Acredito que a substituição dos freis por policiais seria um equívoco, mas mantê-los com essa dinheirama pública está correto? Essas e outras intituições se escondem atrás do véu da filantropia para não pagarem impostos, e além disso ainda recebem dinheiro público (advindo em grande medida justamente dos impostos pagos por nós, as "pessoas comuns") para realizarem seus trabalhos filantrópicos! Mais uma história fedorenta protagonizada pelos mais antigos personagens: o governo burguês e a Igreja Católica. Depois eu falo que o Estado Brasileiro é laico e ninguém acredita.

2 comentários:

Anônimo disse...

ai eles estao formando ladroes e os tratando com lasanha emquanto o povo ´pede socorro la dentro e uma vergonha .sao emcorajados a se matarem na rua mas la tem que ser bom se nao a policia entra voces nao sabem o que esta acontecendo e muita sujeira .a eos funcionarios sao ameaçados com salario defasado a 2 data base vencida e muito mais que pais e esse socorro.................

Anônimo disse...

Pelo Amor de Deus Sr. ARRUDA Tira esses Freis e Padres Corruptos, da direção deste centro (CESAMI) eles estão mamando a nossa Grana Meu!!!....