quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Manifesto sobre autonomia e liberdade: o caso dos policiais perseguidos no DF

A Divisão de Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia (DICAT), da Polícia Civil do DF, abriu uma investigação para descobrir quem são os PMs que usam a internet para ofender o governador José Roberto Arruda (DEM).

Numa das páginas investigadas, existia uma fotomontagem do governador sendo torturado. Os policiais que respondem às sindicâncias não querem gravar entrevista. Eles temem sofrer algum tipo de punição pelo Comando da PM.

Os policiais investigados procuraram o presidente da Comissão de Segurança na Câmara Legislativa. O deputado Cabo Patrício (PT) diz que os colegas agora são monitorados 24 horas por dia:

"É como se fosse um AI-5 no Distrito Federal. Usar o poder do Estado, a polícia investigativa, que é a Polícia Civil, e que a gente sabe que grampeia as pessoas, que faz investigação de alta tecnologia para investigar policiais militares. Quando você entra na vida pública, está sujeito a ter comentários positivos e negativos. Está sujeito a tudo. Você não pode, na democracia, proibir o cidadão de tecer comentários daquilo que ele pensa. É liberdade de expressão", lembra o deputado do PT.

Segundo a Polícia Civil, os autores das críticas podem responder por injúria e difamação caso os ofendidos peçam abertura de inquérito.

Os Guerrilheiros gostariam de manifestar sua solidariedade junto aos policiais perseguidos e aproveitar a oportunidade para convidá-los a contribuir com o nosso blog. Pensamos que todos temos o direito à livre expressão de nossas angústias e indignações, especialmente quando essas dizem respeito a pessoas públicas DESONRADAS que se apropriam da máquina pública com interesses escusos.

Portanto, continuaremos fazendo uso neste blog daquilo que mais nos orgulhamos: nosso PENSAMENTO AUTÔNOMO, sem nos sentirmos intimidados com esse tipo de atitude que nos remete ao período mais sombrio de nossa história recente, quando o Estado tentou, mesmo através da violência física e psicológica, tolher a liberdade de expressão da população.

Ademais, declaramos que continuaremos enfrentando com as armas que temos (a palavra e o sarcasmo) governos e políticos déspotas como o do “violentador” do painel do senado e atual chefe da quadrilha que governa o Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Nenhum comentário: