quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O placebo de Zizec: Vota Brasil!


Navegando na Internet encontro em um Blog Político de certa notoriedade (Blog do Noblat) uma enquete sobre em quem você votaria nas eleições presidenciais dos EUA.

O antiamericanismo barato dos brasileiros incentivado pela imprensa e abastecida pela esquerdalha universitária pseudo-marxista, trotistas, chauvinistas e outros “istas” (excetuando os anarquistas) será discutida em outro momento. Vou falar sobre a enquete em si. Tentei votar e não consegui, pois somente assinantes do tablóide “O Globo” estão aptos para tal feito. O mesmo vale para qualquer comentário às postagens. O blog está vendido para as Organizações Globo. Isto não é uma crítica, somente uma constatação. É um Blog vendido.

Pensei com os botões da minha camisa barata por que raios eu queria votar numa enquete de um blog vendido sobre as eleições americanas. O pensamento do filósofo esloveno Slovoj Zizec consegue me responder. Zizec defende que ao apertarmos o botão do elevador, temos a falsa sensação de fazer parte do movimento do maquinário. O botão do elevador funciona como placebo ao usuário. O elevador, independentemente de apertadas de botões, vai subir, descer, abrir, fechar, cair e explodir conforme a conveniência. Não importa.

Quando voto numa enquete de um blog vendido, ou até mesmo em uma eleição tradicional, tenho a sensação de estar mudando algo ao referendar minha preferência por uma marca de farinha que se encontra em uma mesma cumbuca. Eu acredito que faço parte do sistema, mas não faço. É o placebo de Zizec, o botão de um elevador ou de uma urna eletrônica. Enquanto isso, o nosso dinheiro é queimado pelo TSE com a fatídica campanha “Vota Brasil!”

Um comentário:

Mônica Paz disse...

Boa analogia! Mas no fundo eu adoro participar de enquetes, mas não sou ingênua: elas não atingem uma amostra representativa, ainda mais uma dessas aí...