domingo, 14 de dezembro de 2008

Madonna, (não) vim aqui só pra te ver

Quando assistia via internet ao Jornal Nacional sexta passada, deparei-me com a matéria intitulada Vim aqui só para te ver, sobre a chegada de Madonna ao Brasil dando continuidade à turnê sul-americana que já passou pela Argentina e Chile.

Nada daquilo que vi me surpreendeu: fãs acampados há dias no Maracanã aguardando o primeiro show, outros tantos aquartelados por sua miséria na vigília instalada em frente ao hotel, ansiando por furtiva aparição na janela, quiçá acompanhada por algum gesto que apenas lembre um aceno. Esperar por mais é desnecessário. Vindo da “Diva”, qualquer sinal de interação - peido, arroto, piscadela, não importa - faria qualquer um de seus fãs, simples mortais, sentirem-se melhor do que se padecessem no Paraíso... Exagero meu?


Pelo que vi, os argentinos diriam que sim. No começo, tudo parecia igual. Acompanhei pela TV a chegada de Madonna a Buenos Aires.. À exemplo do que vi sobre o Brasil, por aqui a imaterial girl fez pouca questão de ser simpática. Além dos quatro shows que apresentou, saiu do hotel apenas para se encontrar com a atual presidenta argentina e Ingrid Betancourt - a futura colombiana, ao que tudo indica - na Casa Rosada. Fora isso, nem um aceno, nem um vulto na janela puderam presenciar algumas pessoas que chegaram a se aglomerar em frente ao seu hotel durante o primeiro dia.


À medida que se enchia de caprichos e antipatia, Madonna foi enchendo o saco de seus fãs portenhos. Essas fotos foram tiradas em frente ao hotel, somente UM DIA DEPOIS DE SUA CHEGADA. Mas, onde estão as pessoas e suas barracas? Cadê a confusão, os cartazes e os gritos histéricos? Cadê a imprensa? Cansaram-se, simplesmente. E rápido o bastante para não serem tachados neste blog de imbecis.

No Brasil, M. levou os filhos até a janela do hotel, motivo de comoção devidamente registrada e difundida. E o fez porque havia uma paisagem interessante para lhes mostrar: o mar. Não os brasileiros, que à exemplo de los hermanos, não passam de meros mortais, condenados à contemplação e à devoção de seus mitos construídos.
E vejam como são as coisas: mesmo não tendo paisagem melhor do que as das banhistas que freqüentarão a Praia de Copacabana nestes próximos dias, a estátua de Buenos Aires pôde seguir tomando seu banho de Sol sossegada durante a ilustre hospedagem.

BRIEFING DO SHOW (ou, Preparem-se para sofrer)

Naturalmente, fui a um dos espetáculos, coagido pelo irrecusável convite de uma mulher especial. Não vi nenhum acampamento, tampouco muita frescurada. Numa enorme fila, entramos no estádio ao som de um DJ conhecido pela criação de hits pegajosos, devidamente apropriados por torcidas brasileiras de futebol. Depois de uma hora suando apinhados à multidão, a música repentinamente cessou. Desprovidos de tal distração, tivemos que ceder ao último capricho de quase hora e meia de atraso cada vez mais mortificados, aguardando em pé pela distinta aparição, cada vez mais suados e espremidos.


Começa a chover, mas o calor – literalmente humano - é tão intenso que recebemos a provação como dádiva, algo que ela realmente foi. Quando enfim a imaterial girl se materializou no palco, devidamente sentada em seu deodástico trono, somos quase esmagados pela mentalidade adolescente presente, que avança sobre todos em busca de maior proximidade com o ídolo. Enfim, sobrevivemos para continuar compondo a gigantesca figuração humana do DVD da turnê que estava sendo gravado naquela noite, no estádio Monumental de Nuñez.


Estivéssemos nos anos 1980 ou 90, tenho certeza que eu aproveitaria muito mais a experiência: primeiro porque eu seria adolescente, e como tal, acharia mais graça em ver alguém de sucesso se portando como igual a mim; segundo, porque atualmente não causa a mesma surpresa – e encanto - uma mulher tornar público que dá para todo mundo ou executar pitorescos quadros eróticos com uma guitarra, uma garrafa ou simplesmente um dedo.


Mas não se preocupem. No relativo tempo em que ela está em cena (já que boa parte do set list é apresentado made in videoclipes, produzidos anteriormente para outros eventos, não para seu espetáculo) conseguimos atingir a tal regressão que nos permite pular como virgens ao som daquele contexto vogue. Tudo em nome da folia, que por aqui também se faz, aparentemente com menor grau de subserviência e de idiotização.

Nenhum comentário: