sábado, 6 de dezembro de 2008

O Grande Fantasma é incolor



Em complementação ao post do Escapista de 21 de outubro ("E o Morgan Freeman?"), lembrei de "nosso" presidente futurista no "Quinto Elemento". Para piorar a maldade das metáforas, ele exerce o cargo de Presidente da Terra, estando o governo mundial sediado em Nova York, naturalmente.

Muito bem... sendo assim, é chegado o momento de engolir os ufanismos e cair na real: negro ou branco, verde ou caramelo, o Presidente dos Estados Unidos da América do Norte NUNCA SERÁ BONZINHO, até porque, se o fosse, jamais chegaria à Casa Branca. Ele está ali para garantir e viabilizar os interesses dos grupos econômicos que dão sustentação ao seu governo (não confundir a expressão com "país", ou, "população", esta ainda mais demodé). Aliás, em nada surpreendente o uso da máquina estatal para tais fins.

Mas isso, em menos tempo do que imaginamos, será algo do passado, como nós em relação ao futuro prático e complexo apresentado no "Quinto Elemento". Lá, o grande fantasma, que apenas nos assombra atualmente, já se materializou: a implementação de um único governo global. Imaginem que facilidade um mundo com menos burocracias: um só monopólio da força coercitiva; fronteiras livres para negociar a produção dos grandes centros econômicos, da maneira mais rápida e lucrativa possível; uma mesma lei e modelo de punição (não confundir o termo com "Justiça", que é outra coisa); um mesmo sistema bancário, previdenciário, educacional... enfim, o que - e para quem - seja mais lucrativo.

Quando chegar a hora, acreditem: o que menos importará será a cor da pele da nossa Presidência.

Nenhum comentário: