quarta-feira, 25 de abril de 2012

Código Florestal em uma palavra: NÃO!

A nefasta reedição do Código Florestal Brasileiro que está sendo enfiada goela abaixo da gente somente não saiu de pauta ainda porque, dentre outras coisas, a opinião pública ainda não se calou. Se aprovado, cairá no esquecimento da mesma com o tempo e com isso sairá da pauta comum. As coisas são assim. Eu mesmo já perdi as contas de quantas petições online contra o mesmo eu já assinei, de quantas notícias que o rechaçam já li e compartilhei, de quantas discussões e manifestações virtuais e materiais já presenciei. Com a questão Belo Monte a medida não é diferente. Para dizer o mínimo, minha sensação diante de tudo isso é de absoluta incredulidade. Sofro de uma tristeza e de uma revolta aguda sempre que escuto esses dois nomes: Código Florestal e Belo Monte. Sinto vergonha por também ser um ser humano.

Hoje, às 11h, mais um capítulo desta triste novela chamada Código Florestal entrará no ar, quando o Congresso retomará a análise da reforma ambiental. Anotem esse nome: Paulo Piau (PMDB-MG), enviado das trevas e relator do processo, que se mostrou irredutível a qualquer alteração em seu relatório pernicioso sobre o Código, em questões tais como a de incluir no texto a proibição de anistia a desmatadores, por exemplo. O Código Florestal é criminoso. Isto deve explicar a escolha para sua relatoria deste deputado que recebeu de grandes produtores rurais 990 mil reais em doações para a sua campanha, 47% do total declarado. Deve ter sido mais, mas o único número preciso nessa conta é o da ética: Zero! O negócio é na cara-dura mesmo. Noticiaram que a base deverá pedir a cabeça dele, mas será que isso resolve alguma coisa?

A bancada ruralista é tida como a de maior força política dentro do Congresso brasileiro desde que ele foi criado. Eu diria que essa é a maior força política daqui desde a época colonial. Aí está um inimigo difícil, a luta é árdua mesmo, por isso é preciso não soçobrar, não se calar, não desistir. Essa questão só tem um partido, o de Gaia, da Mãe Terra. Infelizmente são partidos de outra natureza aqueles que têm o poder de decidir por Ela. Como deixamos isso acontecer?

Nenhum comentário: