segunda-feira, 28 de julho de 2008

João Ubaldo Ribeiro vence Prêmio Camões


O Prêmio Camões é tido como o mais importante da literatura de língua portuguesa. Criado em parceria pelos governos brasileiro e português em 1988, é concedido pelo conjunto da obra a autores que tenham contribuído para enriquecer patrimônio da língua portuguesa.


Neste ano, contudo, Ruy Espinheira Filho, presidente do júri, teve que adiar em horas a divulgação do nome do vencedor, isto porque ele simplesmente não conseguia encontrá-lo para anunciar a premiação. Frustadas as melhores tentativas, o presidente teve de se contentar em deixar um recado na secretária eletrônica do grande vencedor.


Cachaceiro assumido, o vencedor deste ano provavelmente se encontrava em algum botequim carioca enquanto tentavam em vão contatá-lo, e, quando soube da notícia (via secretária eletrônica!) não se mostrou muito entusiasmado. João Ubaldo, o oitavo brasileiro a receber a importante premiação, admitiu que "para ser sincero, eu não acho nada demais. Acho que ganhei porque mereço".


E sobre o prêmio em dinheiro que receberá pela distinção (cerca de 100 mil reais), João Ubaldo avisa que não é suficiente para que fique rico. O montante vai completar a aposentadoria de R$ 1,2 mil que o escritor declara receber! Como se vê, um prêmio justo, para alguém que realmente sabe dar o devido valor às coisas!

Um comentário:

Um qualquer disse...

Foda né, veio? Esse mundo tá tão clichê que até quando o cara é sincero fica parecendo que tá tirando onda de blasé.