sexta-feira, 11 de julho de 2008

Vote em Desidério para maior personalidade de Dourados (MS)


Antes de mais nada, eu gostaria de prestar contas para com aqueles que me lêem eventualmente neste espaço e que, de alguma maneira, estavam sentindo falta de minhas "considerações sobre o mundo". Acontece que eu sofri um acidente que me impossibilitou de escrever durante um tempo, e que consigo me arrastou para um complexo processo auto-hermenêutico e de tlibertação muito violento (dentre outras coisas, parei de fumar cigarros convencionais). Agora que me sinto livre o suficiente para regressar às trincheiras, vou reiniciar a batalha falando justamente em liberdade, o princípio mais supremo que existe.
Falar em liberdade hoje me leva a fazer-lhes um apelo: votem em Desidério para maior personalidade histórica da cidade sul-matogrossense de Dourados!!!


O jornal online "Douradosnews" está realizando uma enquete sobre qual nome teve maior importância para a cidade de Dourados. Dos cinco nomes colocados, um deles é de Desidério Felippe de Oliveira, um ex-escravo que formou a Comunidade Quilombola Desidério Felippe de Oliveira ou Picadinha, em 1907. Durante muitos anos seu nome, enquanto um dos pioneiros da cidade de Dourados, foi devidamente ocultado.

Apesar de jamais ter pisado no Mato Grosso do Sul, entrei no sitio e votei em Desidério. Eu não conheço os demais "dourados", mas certamente eles fizeram menos pela humanidade que Desidério: um deve ser o político que roubava de toda cidade, o outro o médico rico e egocêntrico (que provavelmente também virou político), o outro o artista que projetou o nome de Dourados para o mundo (putz!!!!!), enfim.. nenhum deles foi o revolucionário Desidério.


Portanto, acesse www.douradosnews.com.br e vote no ex-escravo Desidério Felippe de Oliveira. Apesar desta realidade parecer super-distante da nossa, este simples gesto se trata de um ato político, muito importante para a luta dos remanescentes desta comunidade quilombola que tentam reaver suas terras, a despeito da elite fundiária da região que tenta apagar da história - e conseqüêntemente da memória - pessoas verdadeiramente ilustres, como o ex-escravo Desidério e sua gente.

Nenhum comentário: