domingo, 6 de julho de 2008

O pequeno Buda e o grande Blaine

Estava assistindo o Discovery Channel e saindo dos meus raros momentos de alienação televisiva quando me deparo com um programa sobre um garoto que dizem ser o novo Buda. Ram Bomjan é um garoto nepalês que um dia resolve meditar debaixo de uma árvore. No Nepal ou em qualquer outro país budista, hinduísta e afins, quem ficar meditando durante meses terá milhões de seguidores. Mais ou menos igual ao que aconteceu com o Forrest Gump quando ele começou a correr.

Pois é, Ram Bomjan ficou durante 10 meses meditando sem comer e beber nada. Disse que voltaria da meditação depois de 6 anos. O pequeno Buda amealhou seguidores e o seu empresário, que assim como Ronaldinho Gaúcho era o seu irmão mais velho, colhia as doações, que segundo a boca pequena nepalesa, somava 15 mil dólares por mês.

O garoto sumiu e o programa da Discovery terminou. Fiquei com a pulga atrás da orelha. O que terá acontecido como pequeno Buda? Abduzido? Seqüestrado? Morto? Apelo para o Google e descubro que o garoto sumiu e apareceu umas três vezes. Coisas de adolescente rebelde...mesmo assim, fiquei feliz pelo garoto estar bem. Parece que deixar de comer ou beber não é uma questão pra ele mas sim para os seus seguidores, que o pequeno Buda também não faz questão de ter. O menino só quer ficar em paz, meditando, na dele...

Divido minhas perturbações com meu colega de trabalho. Falo das frivolidades ocidentais e o apego material desnecessário. Digo que o garoto nepalês é iluminado e milagreiro (fez até uma mudinha sair falando). Disse que ficou 10 meses sem comer e beber. Ele até suava durante a meditação mesmo com um frio de 10 graus.

Minhas palavras não foram eloqüentes o suficiente e não consegui passar nem metade do entusiasmo que tive ao assistir o programa para o meu colega de trabalho. Com um ar desinteressado, sem nem olhar pros lados, fitando o computador e concentrado em seu trabalho, ele apenas levantou uma das sobrancelhas e disse:

- Dez meses sem comer...? Eu já vi o David Blaine fazer coisas mais impressionantes...

2 comentários:

Anônimo disse...

putz, quanta gente ingenua, este garoto, david blane e felps, todos tem algo em comum....

receberam liquidos pelo cu,,,

felps o fenomeno da natacao recebeu gas helio....

Anônimo disse...

Eu também fiquei impressionado com o programa do Discovery e mais ainda com o sumiço repentino de Ram.

Pelo jeito, tanto o seu amigo como o anônimo acima estão em outro nível. Quando alguém tem a mente bloqueada, não adianta. A pessoa pode até morrer com câncer, mas não admitirá que existe algo mais entre o céu e a terra além do que sonha a sua vã filosofia, como disse Shakespeare.

Sei que existem muitas coisas que não conhecemos, mas não sei se é o caso de Ram, se o caso dele é verdade ou enganação. Sou investigador e não crente ou seguidor.

No mesmo programa do Discovery havia um homem que não comia nem bebia desde os 12 anos e ele já tinha cerca de 80 anos. Médicos pesquisaram o seu caso, confirmaram que ele não comia nem bebia. Mas pararam a pesquisa. Por quê??!!

Segue abaixo uma notícia sobre Ram:

http://espanol.news.yahoo.com/s/afp/081111/entretenimiento/nepal_budismo_curiosa_1

El "Pequeño Buda" reaparece ante unos 10.000 discípulos en Nepal
11 de noviembre de 2008, 12:47 PM



KATMANDÚ (AFP) - Un joven nepalés, considerado desde mayo de 2005 por sus adoradores como la reencarnación de Buda, predicó en el sur de Nepal ante unos 10.000 discípulos después de haber desaparecido durante año y medio, indicaron el martes la policía y varios testigos.

ADVERTISEMENT

Ram Bahadur Bomjam, de 18 años, causó sensación por primera vez hace tres años y medio por haber logrado, según sus fieles, sobrevivir seis meses sin beber, comer o dormir.


Este joven llamado "el Pequeño buda" desaparece misteriosamente y vuelve a aparecer regularmente en Nepal, donde medita en la posición del loto bajo una higuera, como hizo hace más de 2.500 años el fundador del budismo, Siddhartha Gautama, quien luego fue llamado por sus fieles "el Buda" (El que ha despertado).


Esta vez, Bonjam se había retirado oficialmente en marzo de 2007 a un escondite subterráneo para meditar sin beber, sin dormir y sin comer, según sus fieles.


El lunes reapareció para dar sus enseñanzas y lo hará hasta el 18 de noviembre, declaró un policía del departamento de Bara, a 100 km al sur de Katmandú. "La jungla donde vive se convirtió en un lugar de celebración y unas 10.000 personas vinieron a verlo", dijo.


Los visitantes dieron miles de dólares, lo que hizo circular nuevamente los rumores de burla y estafa que circulan alrededor de este "acontecimiento" desde 2005.


Bonjam fue filmado por un periodista francés mientras comía, cuando se suponía que ayunaba. Un corresponsal de la AFP también lo sorprendió durmiendo, cuando presuntamente estaba meditando.