sexta-feira, 18 de abril de 2008

Carta aos habitantes de 2108



Planeta Terra, abril de 2008.

Não sei qual mundo deixamos para vocês. Aliás, sabemos sim. É um mundo bem pior. Como culpados e cúmplices, preferimos ignorar cinicamente esse fato. A propósito, existem poucas coisas que não sabíamos. Não interessa o que o futuro reservou pra vocês, a gente já sabia. Nossa história, hábitos, cultura, política e modo de viver, vocês já conhecem pelos livros (se é que isso ainda existe), internet (ou seja lá no que isso se transformou) ou qualquer outro meio que provavelmente desconhecemos. Só há um fato relevante que vocês devem saber sobre os habitantes de cem anos atrás que vocês não encontrarão nos meios convencionais de comunicação: Foi na nossa época em que perdemos a capacidade de nos impressionarmos.

Os habitantes de 1908 (100 anos anteriores a gente e 200 antes de vocês) jurariam que vivemos em outro lugar qualquer que não fosse o Planeta Terra. Não acreditariam em como nos locomovemos rápido, seja pelo ar, pelo mar, abaixo dele, pelo espaço, por onde for. Hoje, em 2008, já faz mais de 10 anos que colocamos em prática a teoria de um senhor chamado Einstein e teletransportamos um fóton em laboratório. Nada do que vocês utilizem em 2108 para se locomover nos surpreenderiam. A propósito, se vocês estiverem andando somente a pé, isto também não nos surpreenderia.

Em 1908, a matriz enérgica do mundo era o carvão. Aliás, pouco se precisava de energia. Transformamos um óleo negro chamado Petróleo na nossa matriz energética. Em pouco mais de 30 anos fizemos um barril deste óleo valorizar mais de 3.300%. Não nos surpreenderíamos se vocês utilizam ar, água, sol, hidrogênio ou fezes como matriz energética. A gente já sabia fazer energia com essas coisas também, só que ainda tinha algumas pessoas ganhando dinheiro com petróleo e não podíamos substituir. Também não nos impressionaríamos caso vocês cobrem absurdos para utilização desta matriz, nem seria surpresa que vocês tenham aprendido a produzir petróleo e que ele continue a ser a matriz. Talvez até tivessem achado uma fonte sem fim de petróleo para que os netos e bisnetos das pessoas que ganham dinheiro com ele, continuem ganhando dinheiro.

Não nos surpreenderíamos caso vocês utilizem armas super poderosas capazes de destruir qualquer coisa em qualquer momento. Destruir é uma especialidade nossa. A gente deu nova conotação ao verbo destruir. Vimos, sem surpresa, o milênio começar com 9 meses e 11 dias de atraso com a destruição de duas das maiores torres de uma das maiores super potências da destruição. Não nos surpreenderíamos também que vocês, ao invés das armas super poderosas, utilizem tacapes e pedras. A propósito, na política também não nos impressionaríamos quais países mandam e como mandam. Talvez nem sejam países, talvez sejam empresas. Nada surpreende.

O Planeta está mais quente? Quem sabe até mais frio? Caiu um meteoro e morreram milhões? Não interessa, continua a não surpreender. Até há pouco tempo, tratamos com a indiferença de um ataráxico uma onda gigante levando embora aproximadamente 300 mil pessoas em ilhas do pacífico.

Vocês de 2108 estão fadados a não se impressionarem com nada. Isso é culpa nossa, de cem anos antes de vocês. É a nossa herança, ou melhor definindo, maldição. Na verdade, se quiserem nos impressionar, recuperem a capacidade de nos surpreendermos tornando este mundo melhor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que viagem!!! Amigo, você é um pouco perturbado...