segunda-feira, 28 de abril de 2008

São Francisco de Assis se agita túmulo

Claudio Ricci, o prefeito de Assis, cidade italiana onde nasceu e morreu São Francisco (1182-1226), devoto aos pobres e seu maior padroeiro, decretou a proibição de mendigos na cidade. Como se não bastasse, também foi proibido sentar e deitar no chão. O prefeito justificou a medida como forma de "preservar o caráter sagrado de Assis, sem renunciar à noção de acolhimento" (hã?). Para são Francisco ficar de bruços no túmulo, só falta o prefeito proibir o canto dos pássaros agora!

Por aqui, a prática é tão antiga quanto o próprio São Francisco. Grande parte das cidadezinhas do interior costumam lotar suas Kombis da prefeitura com moradores de rua para desová-los nas capitais ou principais cidades circunvizinhas.

Por lá, para o padre Vincenzo Coli, responsável por um convento franciscano de Assis, "é difícil dizer o que São Francisco faria hoje em dia, já que os tempos mudaram". Nos tempos de hoje, provavelmente São Francisco criticaria a medida em seu blog. Mais do que isso ele não poderia fazer, pois, como bem lembrou o padre Vincenzo, os tempos são mesmo outros.

Nenhum comentário: