
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Menos um - parte II

quarta-feira, 30 de julho de 2008
Brasília, o paraíso racista

A juíza do caso, Geilza Diniz, absolveu Marcelo. Considerou que o jovem era imaturo e que hoje, não é racista, já que "convive com negros e é tido em bom conceito por eles". Diante de tal argumento, fico imaginando a absolvição de um estuprador. Deve ser algo do tipo: “Ele não é estuprador, pois hoje ele convive com mulheres e é tido em bom conceito por elas”. Ou de um assassino: “Ele não é homicida, inclusive convive hoje com pessoas vivas sem vontade de aniquilalas”. Estou até com preguiça de vasculhar a vida desta meretríssima para saber quantos corruptos, racistas e afins ela já livrou da cadeia.
Nome aos bois, Marcelo Mello é um representante típico da juventude podre brasiliense. A juíza, Geilza Diniz, por sua vez, é uma típica representante do funcionamento da justiça candanga. Marcelo e Gleiza são moradores de um mesmo balaio fétido apinado de elites enojadas com qualquer aproximação da súcia popular e acostumadas a esgaravatar os dentes com palitos de marfim. Mais dois para a vasta lista suja dos Guerrilheiros.
terça-feira, 29 de julho de 2008
Pequenos Reparos

Lendo o Diário Oficial da União constato que o Senado está pagando R$ 80 mil para uma empresa montar e desmontar o estande na Bienal do Livro em São Paulo. A Câmara dos Deputados, por sua vez, está pagando R$ 3,8 milhões para outra empresa fazer reparos elétricos e hidráulicos.
Quando meu filho crescer, quero que ele seja montador de estandes, eletricista e encanador. Se não ficar milionário, pode pelo menos virar presidente da república.
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Vereadores prestam homenagem a puteiro no Sul

A Câmara de Vereadores de Carazinho (RS) - cidade aonde nasceu o lendário político Leonel Brizola, que perpetuou para a história seu nome como sinônimo de uma conhecida droga - aprovou uma homenagem de aniversário a um conhecido prostíbulo da cidade.
A proposta, apresentada por aquele que deve ser seu cliente mais assíduo, o vereador Gilnei Jarré (PSDB), pediu o envio de um ofício para Maria Gorete Souza Cavalheiro, proprietária da Danceteria Garotas da Gogo, parabenizando-a pelos nove anos de atividades no município: "externamos nossas congratulações a esta empresa e toda sua equipe de funcionárias que proporcionam momentos de descontração aos clientes", declara o texto original, aprovado por outros cinco clientes.
Os Guerrilheiros gostariam de parabenizar a iniciativa, desejando sinceramente que ela sirva de exemplo a ser seguido pelas demais Casas do Poder. A propósito, os parlamentares da Câmara poderiam começar este movimento homenageando suas ilustres mães. Já seria um começo.
João Ubaldo Ribeiro vence Prêmio Camões

sábado, 26 de julho de 2008
Bem-vinda!
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Dercy Gonçalves: o Brasil perdeu uma grande mulher

segunda-feira, 14 de julho de 2008
Parabéns Desidério

sexta-feira, 11 de julho de 2008
Gays são perseguidos pelo GDF

O Estado Brasileiro não é laico (ou, "Sobre quando encontrei o Grande Juiz Boçal")

Situação de Crise: Ensino religioso será obrigatório no DF

Existe algo grande sendo preparado para nós, e já está acontecendo, na frente dos nossos olhos estrabiados pela ignorância e pela indiferença, deste ascetismo do próprio eu.
A sina dos BBB's
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Vote em Desidério para maior personalidade de Dourados (MS)

domingo, 6 de julho de 2008
O pequeno Buda e o grande Blaine

Pois é, Ram Bomjan ficou durante 10 meses meditando sem comer e beber nada. Disse que voltaria da meditação depois de 6 anos. O pequeno Buda amealhou seguidores e o seu empresário, que assim como Ronaldinho Gaúcho era o seu irmão mais velho, colhia as doações, que segundo a boca pequena nepalesa, somava 15 mil dólares por mês.
O garoto sumiu e o programa da Discovery terminou. Fiquei com a pulga atrás da orelha. O que terá acontecido como pequeno Buda? Abduzido? Seqüestrado? Morto? Apelo para o Google e descubro que o garoto sumiu e apareceu umas três vezes. Coisas de adolescente rebelde...mesmo assim, fiquei feliz pelo garoto estar bem. Parece que deixar de comer ou beber não é uma questão pra ele mas sim para os seus seguidores, que o pequeno Buda também não faz questão de ter. O menino só quer ficar em paz, meditando, na dele...
Divido minhas perturbações com meu colega de trabalho. Falo das frivolidades ocidentais e o apego material desnecessário. Digo que o garoto nepalês é iluminado e milagreiro (fez até uma mudinha sair falando). Disse que ficou 10 meses sem comer e beber. Ele até suava durante a meditação mesmo com um frio de 10 graus.
Minhas palavras não foram eloqüentes o suficiente e não consegui passar nem metade do entusiasmo que tive ao assistir o programa para o meu colega de trabalho. Com um ar desinteressado, sem nem olhar pros lados, fitando o computador e concentrado em seu trabalho, ele apenas levantou uma das sobrancelhas e disse:
- Dez meses sem comer...? Eu já vi o David Blaine fazer coisas mais impressionantes...
segunda-feira, 30 de junho de 2008
O estilo Google de onipresença

O mesmo Google que sugere Jesus, também promove a pornografia infantil. Através do site de relacionamento Orkut, a empresa sofre diversos processos do Ministério Público brasileiro. Google também é um dos principais investigados pela CPI da Pedofilia instalada no Senado Federal. Não faz mal, pois Google é dono do mundo, inclusive é o dono do provedor deste blog que vos escreve. Google contratou “lobistas” a peso de ouro para fazerem trafico de informações sobre a CPI. É mais barato do que se adequar à lei. Quinta-feira passada um lobista a serviço da Google foi preso pela Polícia Legislativa do Senado por manipular informações confidenciais na sala da CPI. O lobista usava um crachá de Aspone de Deputado com validade vencida. Este é o estilo Google de dominar o mundo. Estar em todos os lugares. Se Deus não é onipresente (precisa até de sugestões pra se chegar a ele), Google é. Nem que pra isso precise de um crachá vencido.
Deus é um turista gringo
Mais de 30 mil brasileiros morrem por ano em nossas rodovias esburacadas e apenas 9 são prefeitos! Definitivamente, Deus não é brasileiro. É um turista gringo mal intencionado. Como nem tudo é desgraça, voto de louvor aos assassinos (que eu prefiro chamar de justiceiros) de 12 prefeitos executados ou que se suicidaram. Esses, com o perdão do trocadilho infame, foram justamente caçados.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Chega de preguiça!

Ziraldo e o Cavalo Selado

Ziraldo sempre foi muito bem apadrinhado. É o que chamamos de socialista de boutique. Opiniões de Che Guevara e atitudes de George Soros descrevem o cartunista charlatão. Sempre teve carta branca pra desenhar suas opiniões sem sofrer perseguições políticas. Aliás, a ditadura militar foi o ganha-pão de Ziraldo, fundando até o jornal Pasquim durante ela.
Ziraldo é amigo pessoal de José Dirceu, José Genoíno e Tarso Genro, este último, Ministro da Justiça. Vinculado ao Ministério da Justiça está a Comissão de Anistia, que premiou Ziraldo sob o título de “indenização” com mais de R$ 1milhão. Outro cartunista, Jaguar, também recebeu monta semelhante.
Nem Ziraldo e nem Jaguar foram perseguidos, torturados ou presos durante a ditadura. As indenizações que eles receberam são quase 10 vezes maiores de quem teve um filho morto pela ditadura. Como diria Millôr Fernandes, cartunista que também fundou o Pasquim e que se recusou a prestar o mesmo papelão: “Então eles não estavam fazendo uma rebelião, mas um investimento". Ziraldo é assim, oportunista, daqueles que nem esperam o cavalo passar selado, ele os desenha!
Após a morte da escritora Zélia Gatai, o próximo cavalo selado que Ziraldo está desenhando é a candidatura para a Cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras. Que seja eleito e junte-se a José Sarney, outro imortal entendedor de Cavalos Selados.
sexta-feira, 6 de junho de 2008
200 anos de Correio Braziliense
Correio Braziliense é o nome de um dos maiores tablóides brasileiros. A marca Correio Braziliense está completando 200 anos. Por vezes a credibilidade já questionável deste panfleto é colocada em questão, como da vez em que um de seus lacaios que assinava coluna diária de festas sociais, Gilberto Amaral, fez uma festa para eleger as “maiores” personalidades de Brasília para a revista Voguel. Amaral, que não se cansa de tirar dinheiro das peruas otárias que não sabem como gastar o dinheiro de seus maridos corruptos, cobrou 8 mil reais para cada um dos supostos perfilados da revista. O fato virou escândalo na alta peruagem brasiliense e o Correio teve que demitir o colunista social para manter um pouco da credibilidade que ainda restava do tablóide.
Que o Correio Braziliense vende reportagens e notas, todos já sabem. Algumas matérias só faltam colocar o preço cobrado nas entrelinhas. A última campanha do Correio é em favor das empreiteiras da capital e contra a Universidade de Brasília.
A UnB foi concebida por Darcy Ribeiro para ser uma Universidade autônoma. Para isso, a instituição foi criada já com patrimônio concebido, que iam desde títulos da Petrobras até propriedades imobiliárias. Algumas destas propriedades ainda existem e deram origem a muitas outras, tendo em vista que a lei só permite desvincilhamento de patrimônio para aquisição de mais patrimônio. A UnB arrecada por ano mais de 15 milhões de reais com aluguéis. A UnB ainda possui diversas projeções em Brasília e, até mesmo, super- quadras inteiras vazias na Asa Norte, local de alta especulação imobiliária. Ou seja, a UnB tem dinheiro e pode fazer investimentos que a maioria das Universidades Federais nem se atreveriam a sonhar. Ponto pra Darcy Ribeiro.
O problema disso tudo é que esse patrimônio já desperta interesse nas construtoras de Brasília, ávidas por usufruir e especular em cima das projeções e terrenos da UnB, proprietária das poucas áreas desocupadas do Plano Piloto da Capital. Os argumentos do Correio Braziliense, ou melhor, das empreiteiras, é que o DF poderia estar arrecadando milhões de IPTU caso fossem construídos apartamentos nos terrenos da UnB. Outro argumento patético é que, caso os imóveis da UnB fossem vendidos, poderia desafogar a especulação imobiliária da região. Como se os terrenos e apartamentos da UnB fossem realmente diminuir os preços absurdos que essas construtoras cobram em seus apartamentos. Durma-se com esse barulho, Darcy Ribeiro!
Parabéns aos 200 anos deste panfleto. Parabéns ao Paulo Otávio, vice-governador do DF, dono da maior construtora do estado e maior anunciante do tablóide...seus interesses estão sendo bem representados, ou melhor, publicados.
sexta-feira, 30 de maio de 2008
terça-feira, 27 de maio de 2008
A verdade sobre o trânsito de Brasília (ou, o Dossiê do Absurdo)

Discutir o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras não é novidade. Recentemente, em Brasília, a cidade começou a discutir o assunto depois de se ver justamente enquadrada no grupo de cidades que vislumbram a curto/ médio prazo a falência de seu sistema viário urbano. Cada cidade possui problemas, soluções e desafios particulares. Com Brasília não é diferente. Este Dossiê pretende retratar alguns absurdos particulares de Brasília.
1º Absurdo - A frota do DF, que atingiu a marca de um milhão de veículos neste maio, o que perfaz a média de um carro para cada 2,3 habitantes. São Paulo, com a pior proporção do país, tem 1,78 carros/ habitantes. E Brasília, nas estatísticas, conta com um contingente humano que sequer tem dinheiro para passagem de ônibus, o que quer dizer que a média real é bem menor. Há cinco anos, a frota era a metade do que é hoje. Maior do que o problema de vagas para estacionar, ou de engarrafamento, são as mortes de pedestres advindas de um projeto urbanístico assassino, que não pensou na segurança dos passistas (aliás, sequer pensou em passeios públicos, diga-se de passagem!).
Projetos existentes: a melhoria do transporte público foi orçado pelo GDF em impressionantes US$ 246 milhões, que prevêem a implantação de corredores exclusivos de ônibus, construção de terminais de integração e um sistema de cartão que o passageiro poderá usar para pegar mais de um ônibus ou metrô durante um determinado período de tempo (semelhante ao bilhete único adotado em São Paulo). Muito legal, MAS... o prazo otimista para a conclusão do projeto é março de 2010, contando que o projeto não esbarre em outros absurdos. Ou seja, ele jamais se realizará, podem apostar.
2º Absurdo – O transporte público de Brasília, que talvez seja o mais desorganizado, corrupto e desumano do Brasil. É claro que por aqui não se anda num pau-de-arara, mas lembremos que o dono do pau-de-arara nunca teve que vencer uma licitação para oferecer seus serviços oficialmente. Contudo, os donos das empresas de ônibus daqui se comportam com maior desdém do que seus antecessores que traziam a população operária que ergueu este grande hospício.
Estes neo-caminhoneiros, donos das grandes empresas de paus-de-arara que servem Brasília, oferecem um transporte inacreditavelmente ruim. Ônibus sujos, sem horário, sempre lotados, sem tarifa única (sim, acreditem: dependendo do ônibus que você pegar aqui, da MESMA ORIGEM PARA O MESMO DESTINO, você pode pagar tarifas diferentes). O passe estudantil, então, beira a piada. Aqui, você deve comprar os passes por empresa. Quer dizer: onde moro, existem duas linhas que fazem o mesmo trajeto. Cada linha é feita por duas empresas diferentes. Para eu pegar um ônibus para casa com meu passe estudantil, DAS QUATRO OPÇÕES EXISTENTES, devo aguardar por aquela que corresponde exatamente ao meu bilhete. O problema é que, esperar por UMA QUE SEJA das quatro opções pode significar esquentar o banco da parada (quando tem um, ou quando ele não está lotado), por um bom tempo. E tudo isto com a absoluta conivência do GDF, que tem o RABO PRESO para com estes caminhoneiros (sem querer ofender a profissão). Além disso, os governos sabem que o transporte público não dá voto, por isso o descaso permanente.
Os donos das empresas são tão canalhas que preferem não investir em manutenção, priorizando o investimento em capital. Porta do lado esquerdo? Ônibus biarticulado? Piso rebaixado? Não, é complicação demais. Eles preferem simplificar os carros para depois poderem revender para outros países da América Latina. A frota nova que recebeu recentemente a capital é tão moderna quanto a antiga. A única diferença é seu aspecto de limpeza. Acreditem: quando saí de minha cidade, em 2006, desde o início dos anos 2000 os ônibus de lá já eram equipados com ar condicionado, entrada e espaço apropriado para cadeirantes e alguns já se davam ao luxo de não possuírem degraus e se inclinarem levemente para a direita, quando do embarque/ desembarque... ISTO NÃO É UM FAVOR, É UM DIREITO!... Melhoria na frota de ônibus de Brasília? Não me façam rir...
Os donos das empresas também são lentos para realizar qualquer melhoria, mas apressados para renovar seus contratos com o governo, aliás, algo que sempre conseguem. "Também é difícil implantar o bilhete único, porque há uma resistência das empresas à integração tarifária e à liberação de dados econômicos e financeiros em tempo real para o poder público", disse Joaquim Aragão, professor da UnB, ao maior tablóide local.
Projetos existentes: O secretário de transportes Alberto Fraga pretende “reduzir o número de ônibus e vans, porque a idéia é otimizar a utilização do sistema. O usuário vai poder pegar qualquer ônibus onde estiver, porque terá a possibilidade de embarcar em outro ônibus sem pagar mais uma passagem. Com isso, o tempo de espera vai diminuir muito". A redução dos meios de transporte é uma idéia PELEGA, por dois motivos: i) o GDF desresponsabiliza as empresas de ônibus; ii) o GDF pretende reduzir sua frota menos importante (a que serve a população mais empobrecida, essa é a verdade) para contribuir na desresponsabilização da classe média/ alta que possui a quantidade exorbitante de carros em Brasília. Tais aspectos nos levam aos dois próximos absurdos.
3º Absurdo – O transporte coletivo informal, existe em Brasília por relação proporcionalmente direta ao péssimo serviço prestado pelo GDF. São vans e carros de passeio que realizam os trajetos dos ônibus, cobrando o mesmo preço das passagens. Por exemplo, você está na rodoviária esperando o ônibus 101, que leva à UnB. A fila já passou a lanchonete e só se faz aumentar, até que um cara passa por você perguntando “UnB, UnB” ?? Você e mais três são conduzidos até um carro que te cobra o mesmo do ônibus lotado que ainda não chegou e ainda te deixa mais perto do que a parada do "baú" (como falam por aqui) te deixaria. Perfeito: você anda de “táxi coletivo” por dois reais!
Esta forma de transporte, absolutamente anárquica e eficaz, obviamente vai contra a idéia do monopólio, e por isso incomoda e vira crime, sob a bandeira da “segurança” do usuário. Sei...
Mas, como sempre se dá um jeitinho, o caso é se programar para dividir a multa quando pego, que varia de 2 mil reais para primários, a 5 mil para os reincidentes. "Se o carro for muito velho, eles nem vão buscar; preferem comprar outro", diz o gerente de fiscalização da DFTrans, Pedro Jorge, que apreende em média 50, 60 carros por semana. O gerente diz ser difícil monitorar tal clandestinidade, conforme informação da própria polícia. Bem, se o gerente não sabe, eu vou explicar para ele porque a polícia tem esta "opinião".
Estava eu me dirigindo para um destes carros clandestinos quando nosso "guia" pediu ao grupo repentinamente para mudar de direção. Perguntei depois para ele o porquê daquilo. Era porque o policial que estava de guarda ali não era o que eles tinham um esquema já certo, que rendia uns 800 reais para nosso segurança público armado. O outro policial, do qual fugimos, queria cobrar, conforme nosso guia, o “absurdo de 2 mil reais por mês”!
Para além de esquemas para-legais, digamos assim, muitos oferecem carona pelo simples fato de juntar uns trocados para contribuir na gasolina. Eu mesmo já “paguei” caronas assim, feliz da vida por não ter de esperar mais, viajar mais confortável, além de oportunizar para mim a chance de ter algo que sinto muita falta por aqui: conversar despretensiosamente com pessoas desconhecidas, sobre qualquer coisa...
O último item deste absurdo são as vans, proibidas pelo GDF no ano passado. Fico dividido em opinar, pois por um lado era maravilhoso. Eu não precisava esperar mais de dez minutos para tomar uma condução. Por outro lado, as vans eram absolutamente descontroladas e perigosas. Viajavam lotadíssimas e velozmente. Somente eu me ACIDENTEI DUAS VEZES a bordo de uma delas, sem muitos danos, graças aos deuses. Outra vez, quando ia a um show público na Esplanada à noite, tomei uma van com um amigo aonde alegres rapazes compartilhavam com o motorista e com o cobrador um grande charuto de baseado. A “sauna" que se instaurou no interior do veículo constrangeu uma senhora de uns 40 e tantos anos. O restante dos passageiros até que chegaram bem à Esplanada.
4 ºAbsurdo – A cultura do carro em Brasília, é um grande empecilho para a melhora das coisas. O Plano Piloto tem largas avenidas planas, mas poucas ciclovias e calçadas. Quando alguém pede informação sobre como chegar a determinado local, as instruções sempre são dadas levando-se em conta que o interlocutor tem carro. Caso ele diga que vai utilizar o transporte público, a maioria não sabe qual o trajeto a ser seguido, e invariavelmente mandam a pessoa para a Rodoviária!
Por que a "cultura do carro" é tão forte no Distrito Federal? Só vejo uma explicação além do poder aquisitivo: a concepção original da cidade! Mesmo com projeções populacionais erradas, como é que os urbanistas da década de 1950 não conceberam uma cidade com um metrô subterrâneo que interligasse toda o Plano, além das Satélites, ou não diminuíram o espaço inútil que existe entre os lugares?
Carro em Brasília não é um luxo, é uma necessidade. O problema é que desta necessidade reproduziu-se elementos de raiz burguesa, individualista e machista. Tão nojenta, para se resumir o assunto, que o Detran descarta a adoção de um sistema de rodízio por achar que seu efeito seria nulo, já que a mesma família poderia adquirir dois ou mais veículos. É juntar a fome com a vontade de comer: sem um carro por aqui, suas chances de se tornar um outsider, de ficar no seu lugar, são bem maiores.
Projetos existentes: o governo defende medidas restritivas ao uso de veículos, como a criação de corredores de ônibus e a cobrança dos estacionamentos públicos. Cobranças de estacionamentos públicos? Ok. O governo também tem o direito de desresponsabilizar a si mesmo. É mais fácil do que melhorar o transporte público e os passeios da cidade, incentivando seus usos.
5º Absurdo – Metrô do DF, uma grande piada de mau gosto. Ele foi criado apenas em 2001 e sempre serviu para enxotar a massa operária do Plano Piloto para seu local de residência, o mais longe que fosse possível. Assim, acalmaria os ânimos “desta gente”, aliás, política que marcou os governos de Joaquim Roriz por aqui. Por isso, até pouco atrás, ele não funcionava nos finais de semana e terminava seu expediente às 20h. Happy-houer na Asa Sul? Só se for na da galinha que te espera no jardim da tua casa em Samambaia!
Projetos existentes: no final de abril, foram inauguradas quatro estações do metrô em Ceilândia, que aumentaram a malha do DF para cerca de 46,5 km, com um total de 21 estações. Mas o sistema, que começou a funcionar apenas em 2001, ainda é muito limitado. Atualmente, o metrô liga o Plano Piloto a Ceilândia Sul e Samambaia, passando pelo Guará, Águas Claras e Taguatinga. A parte norte de Brasília não é atendida. Ademais, o sindicato dos metroviários é taxativo: ”o que o sindicato espera é o caos", definiu seu presidente, que acrescentou que “as filas (para compra de bilhetes) vão aumentar; não houve compra de trens e estão tirando os bloqueios das estações existentes para colocar nas novas”. Por descaso ou falta de planejamento, vai faltar gente para dar conta da nova demanda. Duvidam?
No feriado de 21 de abril, aniversário de Brasília, o metrô circulou de graça, mas a estação terminal que fica na Rodoviária do Plano Piloto chegou a ser fechada por não comportar o grande número de passageiros. Os ônibus também foram insuficientes. Segundo a Polícia Militar, a festa de aniversário da cidade, na Esplanada dos Ministérios, reuniu um público de 750 mil pessoas.
6º Absurdo – Brasília é patrimônio cultural da humanidade, o que inviabiliza ou dificultas diversos projetos de modernização viária. Alguns realmente são alienantes, mas não todos. O problema é que todos acabam entrando no mesmo saco-de-gatos inoperante daquele órgão que realmente decide as coisas, o Iphan. Até mesmo projetos que estão previstos para o transporte coletivo devem ser discutidas com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
"As obras não podem fugir do traçado original do plano piloto", explica o superintendente regional do Iphan, Alfredo Gastal. O que talvez Gastal não saiba (porque provavelmente anda de motorista pela cidade), é que enquanto o Iphan está preocupado com a estética ultrapassada da cidade, a mesma está em vias de entrar em colapso. Tem que abrir buraco mesmo em toda a cidade, e criar um mundo subterrâneo que permita a superfície se locomover, de preferência sem a necessidade de carros.
7º Absurdo – A realidade de Brasília é lamentável, e dificulta certos progressos no plano urbanístico. Esta é a grande ironia que define a cidade. Os problemas particulares daqui são muitos, como em qualquer lugar. O Eixão, por exemplo, que tratamos recentemente no blog, possui uma grande obra prevista para começar em outubro deste ano, que fará a construção de muretas para separar as pistas do Eixo Rodoviário. A obra deve evitar tanto colisões frontais como a travessia de pedestres comum na via de maior velocidade permitida do Plano Piloto, com limite de 80 km/h. Sem semáforos ou viadutos, quem está a pé tem como opções, hoje, se arriscar em meio ao intenso trânsito de veículos ou utilizar passagens subterrâneas, aonde ser assaltado é o menor dos perigos que corre quem se arrisca passar por ali.
8º Absurdo - A defesa do uso de bicicletas, um verdadeiro perigo revestido com o discurso do "politicamente correto". Já ouvi muita gente dizer isto, defender melhores condições de tráfego para os ciclistas, etc. BOBAGEM! Os ciclistas ATRAPALHAM o trânsito de Brasília, que não está preparado para recebê-los. Entro sempre em pânico quando avisto um na rua, pois como todas as vias são rápidas por aqui, qualquer colisão deixaria Jason com inveja.
Também para os naturebas, ecologistas e há-ri bôs existentes, eu gostaria de informá-los que o Planalto Central possui um dos climas mais secos e indigestos do país. Qualquer pedalada durante o dia aqui significa risco de morte, não somente pelo calor, mas também à provável distância que terás que percorrer entre um destino e outro. Isto é coisa para atletas mais regulares. Muitos profissionais inclusive escolheram o DF como local de treinamento, devido ao seu clima inóspito. Para quem gosta (ou consegue) a solução passa pela iniciativa do governo de criar ciclovias em toda a cidade. Virem-se, se quiserem que eu defenda o ciclismo por aqui!
Por fim, encerro este Dossiê de Absurdos retomando o professor Aragão. Sem financiamento público, disse, as opções seriam apenas medidas "paliativas". "Bicicleta, placa ímpar - placa par, faixa exclusiva de ônibus, tudo isso é visto como novidade, mas já existe há anos. No Brasil, ser moderno é voltar no tempo."
terça-feira, 20 de maio de 2008
História sem Mocinhos

O Eixão é uma pista de 16 Km de Brasília com 9 vias (4 cada mão + pista central). Desde 1991, todos os domingos e feriados, o Eixão fica interditado para os carros e transforma-se no "Eixão do Lazer". O Eixão do Lazer é freqüentado por meia dúzia de moradores do Plano Piloto (área nobre de Brasília), que passeiam e andam de bicicleta pelas vias.
Brasília possui dezenas de parques, inclusive o maior parque urbano do Mundo, o Parque da Cidade, a pouco menos de 2 Km do Eixão. Porém, o Parque da Cidade já está apinhado de pobres que freqüentam o lugar para fazer churrascos e promover o Pagodão dos fins de semana.
Os políticos de Brasília, em nome do bom trânsito dos carros, querem acabar com o Eixão do Lazer. Motivo suficiente para imprensa, universitários, e todo o tipo de gente hipócrita da classe média brasiliense empunharem a bandeira do politicamente correto e se posicionarem contra a medida. Já recebei 3 e-mails correntes para subscrever abaixo assinados contra a medida grotesca que acaba com o “espaço democrático” do Eixão do Lazer. Não assino.
Espaço democrático é o Pagodão do Pirraça, que acontece no Parque da Cidade, e não o Eixão do Lazer, reduto de distanciamento da fétida corja brasiliense. Aos defensores do trânsito livre, que não admitem qualquer interferência em seu cotidiano automobilístico, uma sugestão para que o Eixão do Lazer acabe sem opositores: Levem os Churrascos e Pagodes do Parque da Cidade para o Eixão do Lazer. O Eixão acabará em uma semana.
O chinelo de Joanir

Trabalhador e patrão fariam um acordo perante o Juiz. Agricultor ignorante e patrão esperto. Não precisamos dizer quem levaria vantagem neste acordo que não aconteceu. O acordo não aconteceu porque o Juiz, Bento Luiz de Azambuja Moreira, notou que Joanir calçava chinelo, e suspendeu a sessão. A ata do Fórum deixa claro o motivo:
“O juíz deixa registrado que não irá realizar esta audiência, tendo em vista que o reclamante compareceu em juízo trajando chinelo de dedos, calçado incompatível com a dignidade do Poder Judiciário”.
Na audiência seguinte, Joanir, já humilhado, compareceu com sapatos emprestados pelo sogro. O digníssimo magistrado, por estar com processo por falha disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tentou presenteá-lo com um par de calçados. O agricultor recusou. Jovair entendeu que receber esmolas não é compatível com a dignidade do Poder Judiciário. O trabalhador de roça queria apenas os seus direitos, de chinelo ou descalço. Ao Juiz Bento, com certeza, nada acontecerá. O CNJ concordará que chinelos são incompatíveis com a dignidade do nosso judiciário lento e fracassado.
terça-feira, 13 de maio de 2008
Desonra na Justiça, falência do Brasil

Colocado o preço da limpeza, a Justiça achou-a muito cara, pois a réu possui uma situação financeira que não é lá das melhores. Assim, no auto da sua sabedoria, isenção e falocentrismo absoluto, nossa admirável Justiça (no caso o TJDF) condenou-a a pagar a metade do valor pedido. E sem direito a recurso!
A moral da história é uma só: abriu-se um precedente para determinarmos a falência econômica da família brasileira. Já não sei se a lei vale para ambos os sexos. Deve lá valer. Sendo assim, a quantidade de mulheres que tem direito a fortunas no Brasil é incalculável! Alguns podem me dizer que este tipo de procedimento já indica um certo avanço em nossa legislação, se lembrarmos que até a Constituição de 1988 o “crime de honra” estava previsto na Lei: se o marido matasse o amante e a mulher, seu ato não seria imediatamente classificado como homicídio.
Em minha opinião, este caso mostra apenas uma pintura de falta de honra: a que existe no meio jurídico brasileiro. Termino na esperança de que os magistrados que acataram a ação continuem sendo magistralmente corneados por suas ilustres peruas.
120 anos da Lei Áurea

Enquanto isto, o Estatuto da Igualdade racial tramita no Congresso Nacional. Nossos legisladores, desde a época do Império, ainda pensam que podem modificar o cotidiano racista de nossa sociedade através de leis. Viva a Lei Áurea!
segunda-feira, 12 de maio de 2008
Um Dia das Mães "Global"

terça-feira, 6 de maio de 2008
Moderação de comentários

O caso Ronaldo

quarta-feira, 30 de abril de 2008
A sagaz Filosofia de Sebastião
terça-feira, 29 de abril de 2008
Lo Prado: um bom lugar para se morrer

segunda-feira, 28 de abril de 2008
Sobre túnicas e parasitas

No meio duma feira, uns poucos de palhaços
Andavam a mostrar, em cima de um jumento
Um aborto infeliz, sem mãos, sem pés, sem braços,
Aborto que lhes dava um grande rendimento.
Os magros histriões, hipócritas, devassos,
Exploravam assim a flor do sentimento,
E o monstro arregalava os grandes olhos baços,
Uns olhos sem calor e sem entendimento.
E toda a gente deu esmola aos tais ciganos:
Deram esmolas até mendigos quase nus.
E eu, ao ver esse quadro, apóstolos romanos,
Eu lembrei-me de vós, funâmbulos da cruz,
Que andais pelo universo, há mil e tantos anos,
Exibindo, explorando o corpo de Jesus.
São Francisco de Assis se agita túmulo

Por aqui, a prática é tão antiga quanto o próprio São Francisco. Grande parte das cidadezinhas do interior costumam lotar suas Kombis da prefeitura com moradores de rua para desová-los nas capitais ou principais cidades circunvizinhas.
Por lá, para o padre Vincenzo Coli, responsável por um convento franciscano de Assis, "é difícil dizer o que São Francisco faria hoje em dia, já que os tempos mudaram". Nos tempos de hoje, provavelmente São Francisco criticaria a medida em seu blog. Mais do que isso ele não poderia fazer, pois, como bem lembrou o padre Vincenzo, os tempos são mesmo outros.
domingo, 27 de abril de 2008
Felizmente, Paulo obtém autorização para passar a se chamar Paola

Mesmo que o deferimento da troca de nome não tenha se estendido para a troca de sexo nos assentamentos cíveis, pois na avaliação do juiz responsável “o autor tem apenas aparência de mulher, não há alteração genética; o demandante pertence ao gênero masculino e a origem genética e a natureza biológica não se modificam com a cirurgia”, a simples troca do prenome já me pareceu uma vitória contra a peculiar cegueira conservadora do meio legislativo e jurídico brasileiro.
Infelizmente, este tipo de matéria ainda é conduzido de forma obsoleta pelo judiciário. A demandante teve que passar pelo constrangimento de uma perícia médica legal, que constatou em seu lado que a Paola possui “a presença de genitália externa feminina, e mamas bem desenvolvidas, vagina medindo 17cm de comprimento, grandes e pequenos lábios, clitóris presente e meato uretral tópico, não havendo qualquer resquício de genitália masculina no seu corpo".
O poder da bebida: russo não percebe faca cravada nas costas por horas

O homem disse que havia passado a tarde bebendo na companhia do colega na guarita de segurança e que em algum momento abraçaram-se. Na manhã seguinte, a vítima amanheceu com uma enorme ressaca, decidiu ir embora do trabalho e pegou um ônibus até sua casa, onde foi dormir assim que chegou. Algumas horas depois, sua mulher descobriu o estranho objeto que se sobressaia em suas costas. O agressor se apresentou voluntariamente à polícia e Lialin passa bem e não pretende denunciar o colega de trabalho pela agressão.
Bush e Vaticano: farinhas do mesmo saco

O bispo de Roma elogiou “o conceito positivo de liberdade” que se dá nesse país, pois nasce para dar “autenticidade e liberdade” à fé. Putz! Só espero que nesta visita eles não escolham outros lugares para imitarem sua histórica política de promoção da “liberdade”, e do “cristianismo”... Que “Deus” nos proteja!!!
quarta-feira, 23 de abril de 2008
A Baleia, Ícaro e o Padre Paranaense
Minos pediu para que o maior empreiteiro da época, Dédalo, construísse um labirinto em Creta para aprisionar o Minotauro. Jovens atenienses eram levados para o labirinto para serem sacrificados. Um desses atenienses era Teseu. Ariadne, filha do Rei Minos, apaixonou-se por Teseu e pediu para Dédalo ajudar seu amado. Dédalo deu um barbante para Teseu marcar o caminho no labirinto, executar o Minotauro e voltar sem dificuldades. Teseu matou o Minotauro, cansou-se de Ariadne e virou rei de Atenas, fundador da Democracia e patrono da cultura, mas isso é outra história. O que importa aqui é o que aconteceu com Dédalo, o construtor do labirinto que traiu a confiança do rei Minos.
Minos aprisionou Dédalo e seu filho, Ícaro, em uma torre muito alta. Dédalo, como os empreiteiros fazem até hoje, subornou alguns guardas e conseguiu madeira para construir uma armação. Com penas das aves que pousavam na torre e cera das abelhas para colá-las, Dédalo construiu grandes asas. Dédalo, como todo empreiteiro corrupto, era meio covarde, e usou seu filho como cobaia para testar a geringonça. Seu filho, Ícaro, era como se fosse os "Laranjas" ou “Testas de Ferro” dos empreiteiros de hoje. Ícaro voou. As asas funcionavam. Em vez de voltar pra casa ou pra torre, Ícaro ficou se exibindo, assim como os filhos de corruptos fazem com seus carrões em portas de boates. Ícaro voou alto demais e a cera das abelhas foi derretida pelo Sol. Ícaro caiu no mar e morreu.
Dédalo se daria melhor nos dias de hoje. Um habeas corpus é mais rápido e barato do que as asas naquela época. Empreiteiro aqui, não fica preso nem por um dia.
O Brasil também possui seu próprio Ícaro. O padre Adelir de Carli gostava de se exibir com seus balõezinhos. Assim como Ícaro, Adelir não soube permanecer dentro de seus próprios limites. O padre voou alto e está desde Domingo desaparecido no Oceano Atlântico. Enquanto isto, o estado gasta tufos de dinheiro na operação de busca do padre, que uma hora dessas, está sob a tutela de Poseidon. As gabolices do padre também renderam milhares de balõezinhos coloridos espalhados no oceano e que matam as baleias que inadvertidamente engolem as porcarias jogadas pelos seres humanos. O padre bazófio já fez muito estrago ao meio ambiente. As vidas de cem padres não valem a existência de meia baleia...
terça-feira, 22 de abril de 2008
Brasil: Ame-o e Deixe-o!
Chapayvesk seria um bom lugar para mandar alguns políticos antes que algum presidente mais consciente brade: “Fujam do Brasil!”.
domingo, 20 de abril de 2008
Gautama e o Elefante

No Brasil, a história de Gautama é diferente. Não há moral de amizade, amor ou qualquer outro valor positivo. Gautama é só o nome de uma empreiteira de um corruptor, Zuleido Veras, preso na Operação Navalha. Cada Gautama com o elefante que merece...
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Carta aos habitantes de 2108

Não sei qual mundo deixamos para vocês. Aliás, sabemos sim. É um mundo bem pior. Como culpados e cúmplices, preferimos ignorar cinicamente esse fato. A propósito, existem poucas coisas que não sabíamos. Não interessa o que o futuro reservou pra vocês, a gente já sabia. Nossa história, hábitos, cultura, política e modo de viver, vocês já conhecem pelos livros (se é que isso ainda existe), internet (ou seja lá no que isso se transformou) ou qualquer outro meio que provavelmente desconhecemos. Só há um fato relevante que vocês devem saber sobre os habitantes de cem anos atrás que vocês não encontrarão nos meios convencionais de comunicação: Foi na nossa época em que perdemos a capacidade de nos impressionarmos.
Os habitantes de 1908 (100 anos anteriores a gente e 200 antes de vocês) jurariam que vivemos em outro lugar qualquer que não fosse o Planeta Terra. Não acreditariam em como nos locomovemos rápido, seja pelo ar, pelo mar, abaixo dele, pelo espaço, por onde for. Hoje, em 2008, já faz mais de 10 anos que colocamos em prática a teoria de um senhor chamado Einstein e teletransportamos um fóton em laboratório. Nada do que vocês utilizem em 2108 para se locomover nos surpreenderiam. A propósito, se vocês estiverem andando somente a pé, isto também não nos surpreenderia.
Em 1908, a matriz enérgica do mundo era o carvão. Aliás, pouco se precisava de energia. Transformamos um óleo negro chamado Petróleo na nossa matriz energética. Em pouco mais de 30 anos fizemos um barril deste óleo valorizar mais de 3.300%. Não nos surpreenderíamos se vocês utilizam ar, água, sol, hidrogênio ou fezes como matriz energética. A gente já sabia fazer energia com essas coisas também, só que ainda tinha algumas pessoas ganhando dinheiro com petróleo e não podíamos substituir. Também não nos impressionaríamos caso vocês cobrem absurdos para utilização desta matriz, nem seria surpresa que vocês tenham aprendido a produzir petróleo e que ele continue a ser a matriz. Talvez até tivessem achado uma fonte sem fim de petróleo para que os netos e bisnetos das pessoas que ganham dinheiro com ele, continuem ganhando dinheiro.
Não nos surpreenderíamos caso vocês utilizem armas super poderosas capazes de destruir qualquer coisa em qualquer momento. Destruir é uma especialidade nossa. A gente deu nova conotação ao verbo destruir. Vimos, sem surpresa, o milênio começar com 9 meses e 11 dias de atraso com a destruição de duas das maiores torres de uma das maiores super potências da destruição. Não nos surpreenderíamos também que vocês, ao invés das armas super poderosas, utilizem tacapes e pedras. A propósito, na política também não nos impressionaríamos quais países mandam e como mandam. Talvez nem sejam países, talvez sejam empresas. Nada surpreende.
O Planeta está mais quente? Quem sabe até mais frio? Caiu um meteoro e morreram milhões? Não interessa, continua a não surpreender. Até há pouco tempo, tratamos com a indiferença de um ataráxico uma onda gigante levando embora aproximadamente 300 mil pessoas em ilhas do pacífico.
Vocês de 2108 estão fadados a não se impressionarem com nada. Isso é culpa nossa, de cem anos antes de vocês. É a nossa herança, ou melhor definindo, maldição. Na verdade, se quiserem nos impressionar, recuperem a capacidade de nos surpreendermos tornando este mundo melhor.
Reflexões etílicas I
terça-feira, 15 de abril de 2008
Colégio Militar de Brasília é fascista
